Desenvolvendo com ADF 11g e BPM parte 2

Chegamos a segunda parte de nosso exemplo na parte 1 desenvolvemos o diagrama das tabelas, nesta fase iremos construir o nosso processo descrito na primeira parte. Começamos criando o nosso projeto, vá em File – New e escolha BPM Project

Clique em OK

Criando Projeto BPM

Criando Projeto BPM

Clique em Next

Criando Projeto BPM Tipo Projeto

Criando Projeto BPM Tipo Projeto

Selecione Composite with BPMN Process e clique em Finish.

Agora colocamos um nome para o nosso processo, e vou colocar ele como serviço síncrono pois no nosso cenário enquanto o gerente não aprovar o pedido ele não deve prosseguir. Clique em Next

Definição do processo

Definição do processo

Nesta próxima etapa podemos já definir os parâmetros de entrada e saída de nosso processo, porém iremos definir isso depois. Clique em Finish.

Parâmetros de entrada e saída do processo

Parâmetros de entrada e saída do processo

Agora vamos modelar nosso projeto, mãos na massa.

Imagem Bpmn

Imagem Bpmn

Vamos começar definindo nossas Roles ou papéis, no nosso cenário temos duas Roles a do Cliente que realiza o pedido e a do Gerente que autoriza e da prosseguimento ao processo. Para adicionar é bem simples clique com o botão direito na área branca e selecione Add Role.

Adicionando Role

Adicionando Role

Clique em New e coloque o nome como Cliente. Realize o mesmo processo para adicionar o Gerente.

Roles

Roles

Repare na imagem acima que o Start do processo fica na role Cliente já que quem iniciará o processo será o cliente.
Agora precisamos definir as etapas do nosso processo no BPMN, primeiramente o cliente precisa fazer o input do dados do pedido para que o Gerente aprove ou não o pedido. Para isso vamos adicionar o iten User, Selecione User na paleta de componentes e adicione na role cliente colocando sobre a linha entre o Start e o End. Coloque o nome de Pedido e clique em ok. Não se preocupe com o ponto vermelho que aparecerá isso é normal pois ainda não colocamos a implementação.

Adicionando User Task

Adicionando User Task

Agora Precisamos colocar no Gerente a opção de visualizar o pedido e aprovar ou não. Adicionamos na Role Gerente então uma User para o gerente revisar o pedido. Nesta fase o gerente tem três opções, Aprovar, Reprovar o pedido ou pedir para que o cliente revise adicionando uma mensagem para o cliente pedindo que revise alguns itens e enviando novamente para o Gerente aprovar. Para isso acontecer vamos utilizar uma estrutura de decisão após a User de Revisão de Pedido. Veja na imagem abaixo

Estrutura do Processo de Pedido

Estrutura do Processo de Pedido

Além disso nesta estrutura acima, já adicionamos o que vai acontecer quanto as possíveis opções para as ações do Gerente. Se colocado para revisão, voltar para o cliente revisar, se Aprovado chama um serviço para finalizar o pedido e se for reprovado, notifica o cliente que o pedido foi reprovado com uma tarefa chamada FYI(For You Information) e finaliza o pedido.
Bom com isso temos nossa estrutura do bpm pronta, no próximo post vamos fazer a funcionalidade das user tasks, para o bpm funcionar.

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: